Empresa adquiriu dois manipuladores Fuchs MHL340F, comercializados pela Timber, para acompanhar o ritmo de crescimento nas operações
A Sagres Agenciamentos Marítimos está entre as principais empresas de logística portuária do Rio Grande do Sul. A companhia movimenta diversos tipos de carga, em especial madeira e celulose. Opera três terminais logísticos no Estado, sendo dois próprios. Em 2020, a Sagres movimentou mais de 9 milhões de toneladas, contabilizando todos os tipos de cargas. A expectativa da companhia é ampliar em até cinco vezes a movimentação de produtos de madeira neste ano. Para isto, investiu na aquisição de dois manipuladores de materiais Fuchs de última geração, comercializados pela Timber.
As perspectivas de ampliação nas operações são excelentes. O destaque está na alta demanda por produtos de madeira. Um bom exemplo está na expansão em uma operação de movimentação toras de madeira que a Sagres realiza para um cliente. Esta logística de 450 mil toneladas/ano do produto passará para 1,4 milhão de toneladas/ano.
A Sagres projeta ampliar entre quatro a cinco vezes o montante de madeira ao ano. Para dar conta deste crescimento, Leonardo Maurano, diretor de Operação da Sagres, explica que a empresa redesenhou toda a logística de movimentação, carregamento e descarregamento de caminhões em pátio.
“Como necessitamos aumentar muito o volume de carga a ser movimentada, precisávamos agregar qualidade à operação”, destaca Maurano. O regime de trabalho foi estabelecido em 24 horas diárias de segunda a sábado. Como o volume de recebimento de caminhões também aumentou, era preciso optar por uma solução eficiente tecnologicamente, com suporte técnico qualificado e com atendimento próximo.
De acordo com o diretor de Operação, os equipamentos comercializados pela Timber proporcionam empilhamentos mais altos das toras, o que reflete em incremento na movimentação de mercadoria e de capacidade total.
“A transparência na manutenção e o pós-venda foram importantes para nossa tomada de decisão”, revela Maurano. O executivo lembra também que a segurança que o equipamento proporciona tanto para o operador como para a operação foi essencial. “Destaco ainda, a versatilidade do MHL340F. Por ser um equipamento sobre rodas nos possibilita trabalhar em diferentes tipos de piso”, completa.
As duas máquinas estão equipadas com garras de 1.2 m³. “Eles já vêm customizados para nossas necessidades, não precisam ser adaptados, ou seja, as máquinas chegam e já iniciam a operação”, finaliza.
Sagres Agenciamentos Marítimos
A empresa tem 18 anos de história. Em 2010, foi adquirida pelo grupo chileno Ultramar. Atualmente a Sagres faz parte do time da Neltume Ports, a holding para as operações portuárias ao redor do mundo. Possui e opera dois terminais logísticos, um na cidade de Rio Grande (RS) e outro em Pelotas (RS). Além de operar o terminal da CMPC Celulose, localizado em Guaíba (RS).
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