Marcos Alexandro Muler Soares mudou radicalmente de ramo. Deixou para trás o segmento alimentício e se tornou dono de uma frota de máquinas para colheita de madeira
Há 12 anos, Marcos Alexandro Muler Soares decidiu mudar totalmente de ramo. O empreendedor deixou de servir refeições em seu restaurante e passou a transportar de toras de madeira. Apesar das imensas dificuldades do início, Marcos não desistiu. Na verdade, os erros serviram para ele perceber que estava no caminho certo. Mas a ML Transportes precisava de um ajuste para a empreitada dar certo. Agora, a companhia que presta serviço de colheita florestal no Rio Grande do Sul, possui uma moderna frota de máquinas, com capacidade de atuar em alto rendimento no baldeio, desbaste e corte raso.
Em 2010, Marcos investiu em um caminhão e entrou no ramo de transporte de madeira. Até então, ele era proprietário de um restaurante. A falta de experiência cobrou um preço alto e o iniciante na área quebrou. Mas ele não se abateu. Buscou ajuda e percebeu que o caminho estava na colheita de madeira.
Durante os primeiros dois anos, tudo que ele tinha como estrutura era um Corsa Sedan para enfrentar as estradas de chão pouco amigáveis, um caminhão Munck, operado por um funcionário que está com ele até hoje, e um guincho, comandado pelo próprio Marcos. “Foi assim que aprendi a lidar no ramo florestal”, recorda.
Há dois anos, ele adquiriu a primeira máquina florestal, um harvester de esteira com cabeçote Ponsse H6. No período de apenas um ano, ele formou uma frota de equipamentos de última geração. Agora, são mais três harvesters de esteira: dois Sany 185FL e um 215F (todos com cabeçote Ponsse), uma Log Loader 215F e um forwarder Ponsse Buffalo King.
O primeiro harvester da marca Sany foi um modelo 185F. A máquina possui o raio reduzido, ideal para desbaste e com ótima potência para corte raso. “Ele chegou no dia 20 de agosto do ano passado”, lembra. Não foi coincidência, tudo foi programado para que a entrega acontecesse na data de aniversário de Marcos. “Foi uma conquista!”, comemora.
De acordo com ele, a iniciação na colheita mecanizada não foi muito complexa porque já tinha experiência com máquinas alugadas. Porém, o apoio que recebeu da Timber foi essencial para a transição do semimecanizado ao mecanizado. Ele ressalta que as entregas e acompanhamentos técnicos realizados pelos profissionais da Timber fizeram toda diferença.
Outro ponto importante para Marcos está na facilidade de comunicação com a representante das máquinas florestais. “Quando você liga, fala com o vendedor, com o gestor da oficina, com o gerente. Se precisar, você fala com o diretor”, afirma. “Em outras empresas você fica no 0800 e não resolve. A Timber é diferenciada”, conclui.
Marcos avalia que a ML Transportes cresceu mais do que esperava. Portanto, não traça grandes planos de expansão. Mas se diz preparado caso haja oportunidade de avançar ainda mais. “Só tenho a agradecer pelo que fizemos até aqui”, finaliza.
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