ESPAÇO
XAG
This is a basic text element.
Parceria BBM Logística e Timber rende operações florestais de sucesso
03/05/2023
Compartilhe esse artigo .

Timber forneceu pacote de soluções para operações florestais, envolvendo colheita e movimentação de madeira à empresa de logística, incluindo 16 cabeçotes harvester e 7 forwarders da marca Ponsse e um manipulador de toras MHL340F, fabricado pela Fuchs

Sempre atenta às necessidades de seus clientes com elevado padrão de qualidade também na área florestal, a BBM Logística decidiu fazer parceria. Encontrou a solução nos equipamentos fabricados pela Ponsse e Fuchs comercializados pela Timber. A tradicional empresa de mecanização para operações de colheita florestal foi a parceria ideal para ampliar a competitividade em unidades da companhia de logística.

Presente em operações florestais há décadas, a BBM Logística tem uma área de Negócios Dedicados para a Área Florestal e Agronegócio (DCC F&A). Oferece soluções completas para a cadeia produtiva, como colheita, carregamento e transporte de toras de madeira. A companhia iniciou a atuação nessa área com operações de transporte de toras para o abastecimento das fábricas de papel. Depois expandiu, consolidando-se como um dos três maiores operadores do segmento. Conta hoje com operações de colheita, baldeio, carregamento e transporte de toras, além de movimentação de toras em pátios de unidades produtoras de papel e celulose.

Cabeçote Ponsse H8HD Euca descascando eucalipto

No trabalho, a BBM Logística ocupa posição de destaque no segmento. Por privilegiar sempre a qualidade, optou pela parceria com a Timber. Os resultados positivos logo apareceram, desde o primeiro projeto em que as duas companhias atuaram em conjunto.

Manipulador Fuchs, forwarder e harvester Ponsse fornecidos pela Timber

Como primeiro passo dessa parceria, a BBM adquiriu em maio do ano passado 16 cabeçotes harvester e 7 forwarders da marca Ponsse, comercializados pela Timber. Estes equipamentos estão sendo utilizados na operação de colheita florestal na unidade em Capão do Leão (RS). Na unidade, a BBM oferece a seu cliente a operação florestal integrada: Colheita + Carregamento + Apoio em estradas + Transporte de toras. Assim, incrementou o abastecimento de madeira para a fábrica em Guaíba (RS) com eucalipto descascado. Este projeto foi especial para a Ponsse, marca finlandesa de equipamentos florestais, porque validou a eficiência do novo produto lançado mundialmente. O cabeçote harvester modelo H8HD Euca, destinado para colheita com descasque de eucalipto.

Além disso, outro destaque foi a aquisição este ano de mais um produto comercializado pela Timber. Manipulador de toras modelo MHL340F da fabricante alemã Fuchs. O equipamento está em operação na unidade da BBM em Imperatriz (MA), na logística de movimentação de madeira em pátio.

“A experiência com a BBM foi excelente desde o dimensionamento do projeto até a efetivação do negócio e agora com o acompanhamento da operação por meio de nosso suporte. É uma empresa com profissionais capacitados, que avaliaram todas as opções disponíveis no mercado e optaram por nossa solução”, afirma Jober Fonseca, diretor da Timber. 

forwarder Ponsse Buffalo King em operação de baldeio de madeira

Timber e BBM Logística celebram parceria de sucesso em operações florestais

Já no primeiro projeto a parceria entre as duas empresas mostrou resultados. “O apoio da Timber tem sido bastante fora da curva, sempre com muita presteza e buscando a maior agilidade e menor custo na solução dos problemas enfrentados no decorrer da operação”, afirma João Cristo, diretor de Soluções Dedicadas da BBM Logística. “Com equipe local de apoio e rápida decisão gerencial, o tempo de parada, fator preponderante no custo operacional, tem-se mantido abaixo da média projetada na operação com o suporte da Timber”.

Ele destaca também que um diferencial no atendimento da Timber foi a implantação de uma filial da companhia “in loco” na BBM, com estoque físico de peças, disposição de profissionais para atendimento e sistema de gestão de componentes.

O diretor da BBM Logística recordou ainda que a Timber, como concessionária Ponsse, apoiou a companhia desde o momento de confecção do projeto e precificação do negócio, ajudando a dimensionar a quantidade de equipamentos necessária, bem como no levantamento de custos operacionais específicos do projeto, além de apresentar uma ótima relação de custo operacional x Capex, que “encaixou” no projeto negociado com o cliente. Outro fator preponderante foi o prazo de entrega das máquinas, dentro do esperado e negociado com o cliente.

Movimentação de madeira com manipulador Fuchs

Enquanto isso, na unidade da BBM em Imperatriz (MA), é realizada operação florestal de movimentação de toras em pátio da unidade de fabricante de papel e celulose. A operação consiste em realizar o descarregamento dos caminhões provenientes do campo nas pilhas determinadas pelo cliente e o posterior carregamento das toras nos equipamentos tri trem e tetra trem que abastecem as mesas de processo da unidade. Para esta operação foram dimensionadas três máquinas tipo material handlers, sendo duas de 78 toneladas e uma de 35 toneladas, que neste caso é o MHL340F, adquirido da Timber.

O escopo operacional da unidade é:

· Movimentação mensal de 220 mil toneladas de eucalipto;

· Toras de 3,5 a 7 m de comprimento;

· Pilhas de 7 m a 11 m de altura;

· Disponibilidade Mecânica Diária de 90%.

“A Timber providenciou o equipamento a pronta entrega, as condições operacionais encaixavam no projeto e havia ótima relação custo-benefício, o que resultou na escolha pelo MHL340F. Ou seja, o compromisso da Timber com os indicadores operacionais deste equipamento (custo e produção) foram cruciais para a confiança desta compra”, aponta João Cristo.

Manipulador de materiais Fuchs modelo MHL340 para movimentação de madeira em operações florestais

O desempenho do equipamento vem atendendo às necessidades da companhia, como se observa com os dados operacionais da máquina:

· Média de 380m³/h de produção efetiva;

· Consumo de combustível médio de 12 l/h;

· Disponibilidade operacional de 95%;

-> LEIA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE OS MANIPULADORES FUCHS NA REVISTA B. FOREST

Presença da BBM no segmento florestal

O início de operações florestais na BBM confunde-se com sua própria história e a trajetória de vida de seus fundadores, que atuam há mais 4 décadas nesta área. Iniciando com operações de transporte de toras para o abastecimento das fábricas de papel, a BBM expandiu sua atuação neste segmento. Consolidou-se como um dos três maiores operadores deste, contando hoje com operações de colheita, baldeio, carregamento e transporte de toras, além de movimentação de toras em pátios de unidades produtoras de papel e celulose.

-> Visite o site oficial da BBM Logística

A BBM tem atualmente os seguintes contratos na área de negócios florestal:

· Transporte de toras de madeira para cliente instalado no interior do Paraná;

· Carregamento e transporte de toras e atividades de apoio na região oeste do Rio Grande do Sul;

· Carregamento e transporte de toras e atividades de apoio na região sul do Rio Grande do Sul;

· Colheita e baldeio florestal e atividades de apoio na região sul do Rio Grande do Sul;

· Movimentação de toras em pátio de unidade produtora de papel e celulose no estado do Maranhão;

· Prestação de serviços de apoio ao plantio e colheita florestal no leste de Minas Gerais.

A companhia atende atualmente o mercado nacional de madeira para celulose com os volumes de serviços na ordem de 2% do total da colheita florestal e 7% da madeira transportada deste segmento. Sendo os volumes:

Contrato de Colheita e Baldeio de 1,5 milhão de m³/ ano;

Contratos de transporte que totalizam 5 milhões de m³/ano;

Movimentação de Madeira em Pátio 2,3 milhões de m³/ano.

Logo da Ponsse do forwarder Ponsse Buffalo King, utilizado em operações florestais

Pensando no futuro, a BBM vem continuamente expandindo suas operações, e o segmento F&A não fica para trás, tendo até o momento prospectado 1,5 vez seu faturamento mensal, em negócios com grande possibilidade de conversão, expandindo também para o Agronegócio. Nos últimos 5 anos tem uma taxa de crescimento de 20% ao ano, o que gera confiança na alavancagem dos negócios, visto a credibilidade que está entregando aos clientes.

BBM Logística está entre os maiores do Brasil

Atualmente a BBM destaca-se entre os 5 maiores operadores logísticos do Mercosul e cada vez mais consolida-se como a empresa com a melhor capacidade de prover soluções logísticas para seus clientes e mercado, como mostram a recente aquisição da Translovato, o avanço do processo para a oferta de suas ações no mercado (IPO) e a construção de sua própria plataforma logística digital – uma total inovação no segmento de transporte no Mercosul. Atuando em diversas frentes na área de logística, a BBM está inserida nos seguintes mercados:

· Carga Geral, denominado internamente de Transportation Management (TM), prestando serviços de carga lotação (FTL) e fracionada (LTL), em todo território brasileiro e no Mercosul, para os segmentos de construção civil e siderurgia, papel, celulose e derivados com tissue e embalagens, ecommerce e eletrônicos, calçados e vestuário, madeira processada e afins, autopeças e indústria metalmecânica, alimentício e bebidas, farma, cosméticos e beleza, entre outros, com operações como milk run, cross-docking, transit point, intermodal, etc.

Cabine do manipulador de materiais Fuchs, usada em operações florestais

· Negócios Dedicados para a Indústria (DCC Industry), com soluções logísticas para os mais diversos segmentos da indústria, atuando nos segmentos de gases do ar, com distribuição a granel, embalados e atendimento home care, transporte e armazenagem de produtos químicos embalados e a granel, armazenagem, movimentação e expedição de contêineres, operações in house e distribuição de insumos para refinarias, entre outros; e

· Negócios Dedicados para a Área Florestal e Agronegócio (DCC F&A), oferecendo soluções completas para a cadeia, como colheita, carregamento e transporte de toras de madeira, além das atividades de apoio necessárias, operação e gestão de pátio de toras de unidades produtoras de papel e prestação de serviço de apoio à atividades de plantio, colheita e carregamento florestal.

ARTIGOS RELACIONADOS
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Receba notícias e novidades no seu e-mail!
    Ao selecionar a opção "ENVIAR” presto o meu consentimento, livre e voluntário para que a Timber recolha e trate meus dados pessoais para o envio de comunicações de marketing, informações sobre produtos, ofertas especiais e convites para os eventos e promoções *:
    Preencha com sua escolha: *:
    Escolha*
    Leia os termos
    Para a Timber, a proteção da privacidade de seus dados é nossa prioridade. Assim, nossa Empresa esclarece que os dados coletados são tratados de forma sigilosa, prezando pela sua proteção nos termos da Lei. Os dados são utilizados para a gestão da relação comercial, administração de suas demandas, comunicações de marketing direto, com ofertas comerciais de produtos e serviços personalizadas que possam ser de seu interesse. Você tem o direito de acessar, solicitar a retificação ou a exclusão de seus dados pessoais. Você também tem direito de retirar, a qualquer momento, o seu consentimento, para os fins dos quais o mesmo foi obtido. Para isso entre em contato pelo e-mail marketing@timberforest.com.br Considerando a importância de seus dados, nossa empresa solicita que você leia nossa Política de Privacidade. Com o preenchimento do presente formulário, atesto minha maioridade e com isso, a validade do presente consentimento. Desta forma, autorizo a Timber a coletar, tratar, armazenar meus dados pessoais exclusivamente para os fins descritos na Política de Privacidade.
    Timber | Curitiba – PR (Matriz)
    Avenida Juscelino K. Oliveira, 3545 CIC – Curitiba – PR – Brasil
    +55 (41) 3317-1414
    Timber | Lages – SC
    Av. Dr. João Pedro Arruda, 1437 Área industrial – Lages – SC – Brasil
    +55 (49) 3227-3477
    Timber | Guaíba – RS
    Rua da Balança, 96 Ramada – Guaíba – RS – Brasil
    +55 (51) 3491-8191
    Timber | Capão do Leão – RS
    BR-116, KM-532, 293 Jardim América – Capão do Leão – RS – Brasil
    +55 (51) 3491-8191
    Timber | Três Lagoas (MS)
    BR-158, 268 - Interlagos, Três Lagoas - MS
    +55 (67) 2026-0103
    Timber | Curvelo (MG)
    Av. Bias Fortes, 2015 Tibira - Curvelo - MG - Brasil
    Timber | Palhoça – SC
    Rua José Cosme Pamplona, 2 Bela Vista- Palhoça- SC

    ©2023 Grupo Timber. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital