ESPAÇO
XAG
This is a basic text element.
Timber comemora 20 anos de compromisso incondicional com o cliente
03/05/2023
Compartilhe esse artigo .

Empresa que nasceu como pioneira na mecanização da colheita florestal no Sul do país, fornece, hoje, soluções e suporte aos principais segmentos produtivos do país  

A Timber, empresa do grupo Rodoparaná Implementos Rodoviários, nasceu em novembro de 2002 com o propósito de apresentar e popularizar a mecanização florestal nos três estados do Sul. No início, havia pouco recurso, mas muita disposição e a certeza que este seria o futuro da colheita de árvores plantadas no Brasil. A empreitada deu certo! E a Timber não parou por aí, ao longo dos 20 anos de história ampliou gradativamente a gama de soluções e dos setores que atende. O que permaneceu inalterado durante todo este tempo foi o compromisso incondicional ao cliente. “Aqui, não admitimos máquina parada”.  

A inspiração para implementar um modelo de colheita florestal mais moderno veio das práticas europeias, em especial dos países escandinavos. No início, a Timber trazia cabeçotes harvester de uma fabricante sueca. Então, preparava escavadeiras de diversas marcas para suportar a severidade do trabalho na floresta e instalava o implemento, transformando a máquina em um harvester de esteira.

Foram muitos testes, visitas a campo, quilômetros rodados e noites no mato para ajustar os conjuntos. Era a única maneira de mostrar que a solução era viável, produtiva e a mais segura ao trabalhador. “Com a ajuda de muitas pessoas, superamos a desconfiança inicial, à medida que os resultados foram aparecendo”, recorda Jober Fonseca, diretor da Timber.

O projeto se provou eficiente e a marca de cabeçotes se tornou popular na região. Para atender a demanda, a Timber inaugurou a filial em Guaíba (RS), em 2009. Seis anos mais tarde, a unidade em Lages (SC) abria as portas. Assim, conseguiu fornecer tecnologia de ponta e suporte aos clientes nos três estados do Sul.

Timber fornece solução completa para colheita florestal

Já se passavam mais de 10 anos que a Timber havia iniciado sua trajetória na mecanização florestal. Era hora de incrementar o portfólio de soluções. Em 2014, fechou parceria com a Ponsse para fornecer máquinas construídas exclusivamente o segmento florestal. Assim, tornou-se representante da marca finlandesa para região Sul. O mercado ganhou acesso a harvesters de pneus e forwarders. O ciclo de colher árvores, traçar e baldear estava completo.   

Assinatura contrato com a Ponsse

Alguns anos mais tarde, a Timber adotou inteiramente a bandeira da Ponsse, e também passou a fornecer cabeçotes avulsos da marca. Tudo se encaixou quando a Timber se tornou representante das máquinas pesadas Sany. Com as duas marcas nas mãos, a Timber passou a fornecer o pacote completo. Desenvolveu projetos exclusivos de customização das máquinas Sany para a área florestal, equipadas com produtos Ponsse.

Finalmente, o mercado podia adquirir máquina base e cabeçote fornecidos pela Timber. “O suporte ao cliente ficou de responsabilidade somente nossa. Esta era a ideia, porque confiamos no nosso time”, completa Fonseca. Ao lado dos modelos de harvester e log loader que atendem a todas as necessidades e portes de operação, são desenvolvidos projetos especiais como a garra traçadora, com peso operacional acima de 50 toneladas.

215F Harvester

Timber Fleet potencializa o gerenciamento de frotas

O Timber Fleet foi solução exclusiva desenvolvida pela Timber para gerenciar as operações que contam com frota de máquinas pesadas. O sistema de gerenciamento universal pode ser instalado em máquinas florestais, de mineração e construção de todas as marcas. A grande vantagem do Timber Fleet está na capacidade de realizar o gerenciamento completo da operação. Tudo pode ser acessado pelo gestor em tempo real onde quer que esteja, por meio de dispositivo móvel ou computador. Com o Timber Fleet, é possível entender exatamente os gargalos da operação, onde estão os principais gastos, consumo das máquinas, motivos, em que momento, qual equipamento é mais produtivo, tempos ociosos, horários de paradas e manutenção, entre muitas outras informações.

Com estes dados em mãos, é possível se antecipar às situações ao invés de reagir. O nível de apontamentos pode ser personalizado conforme a necessidade, assim o gestor tem acesso rápido aos relatórios que fazem a diferença para o negócio. Estes dados são acessados por celular, tablet ou computador em tempo real por meio de transmissão satelital, independente da cobertura de rede de telefonia móvel no local da operação. Ou seja, com o Timber Fleet o gestor tem acesso ao andamento da operação de qualquer lugar do mundo.

Monitoramento de frota pelo Timber Fleet

Escavadeiras Sany para construção e mineração

O crescimento dos equipamentos Sany não ficou restrito ao segmento florestal. Apoiados por uma indústria com alta produção e escavadeiras competitivas, a marca Sany passou a ser vista em estradas, canteiros de obra e lavras por toda a região sul. Os equipamentos da maior fabricante de máquinas pesadas da China e terceira no mundo, ganharam terreno, impulsionadas pelo comprometimento com padrão Timber de suporte ao cliente.

“A Sany já estava no Brasil desde 2007, e foi representada por muitas empresas. Mas a marca não se consolidava na região Sul por falta de apoio ao cliente. Foi onde atuamos com mais foco. Mostramos ao mercado as qualidades técnicas da marca, que por trás havia gente séria e dedicada ao atendimento, isto fez a diferença”, aponta Fonseca.

Movimentação de materiais e sucata em pátios de reciclagem

Em 2019, a empresa deu mais um passo na direção da diversificação de produtos ao fechar parceria para comercialização dos manipuladores de materiais da marca alemã Fuchs. Com aplicação nas áreas portuária, madeireira e reciclagem, a linha de atuação da Timber cresceu, assim como as soluções oferecidas.

Os equipamentos com padrão alemão possuem características únicas, como a plataforma de trabalho, na qual o profissional de manutenção tem total segurança para trabalhar. Os manipuladores de materiais comercializados pela Timber operam em portos, pátios de reciclagem e de movimentação de madeira da região Sul.

Completando o portfólio para o segmento sucateiro, a Timber utilizou toda a expertise na transformação de máquinas para elaborar junto aos seus parceiros um manipulador de materiais com a marca Sany. O modelo SY215C recebeu diversas melhorias, entre elas, a cabine pantográfica. Uma solução acessível que já ampliou a produtividade e segurança deste tipo de operação em empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Timber Academy: escola para operadores de máquinas pesadas

Entendendo que a parte mais importante do conjunto formado por máquina e operador é o fator humano, a Timber ampliou a estrutura para capacitação de operadores e mecânicos. “Há muitos anos, fornecemos cursos de capacitação e atualização para profissionais dos clientes que adquirem máquinas conosco. Mas a partir do ano passado fomos além. Montamos uma estrutura completa e itinerante para a capacitação destes profissionais”, explica Claumar Baldissera, gerente de vendas e marketing da Timber.

Timber Academy treinamento

O Timber Academy conta com um trailer equipado com simulador de harvester e forwarder de última geração. Também possui um telão, seis computadores e bancadas para realização de exercícios e aulas práticas. Os cursos são conduzidos pelos instrutores de operação mais experientes da Timber. “Assim, podemos levar este conhecimento aonde o cliente estiver”, completa Baldissera.

Drones XAG para uso agrícola e florestal

Quando completou 19 anos de vida, a Timber decidiu inovar ainda mais. Passou a fornecer drones e veículos autônomos para operar em cultivos agrícolas e silviculturais. Os equipamentos fabricados pela XAG estão entre os mais modernos do mundo. Uma tendência global que eleva o conceito da Agricultura e Floresta 4.0. Os aparelhos realizam a pulverização de líquidos e dispersão de sólidos de maneira segura, rápida e extremamente precisa.  

Para atender este mercado que cresce consistentemente e requer ainda mais atenção no apoio ao cliente, foi criada a unidade de negócio Timber Smart Solutions, que também vai abrigar mais tecnologias inovadoras. “São produtos revolucionários que em breve farão parte do cotidiano das áreas rurais do Brasil, por isto, o suporte técnico é tão essencial ao sucesso na implementação desta nova cultura”, adiciona Fonseca.    

Consórcio Timber: produto financeiro dirigido ao público de máquinas pesadas

Para apoiar a aquisição de máquinas e outros bens de seus clientes, a Timber também passou a oferecer cotas de consórcio, com o selo Timber. Produto desenhado ao público que trabalha com máquinas pesadas, nos setores de construção civil, mineração e florestal. De acordo com os especialistas da área, é uma das melhores formas para adquirir um bem de forma planejada.

 “Entendemos que precisamos entregar o pacote completo a nossos clientes que engloba tecnologia de ponta, suporte técnico, capacitação profissional e instrumentos que facilitem a aquisição dos produtos”, finaliza Fonseca, diretor da Timber.

Próximos 20 anos da Timber

Este é um resumo do que aconteceu nestes 20 anos de Timber. Foco incondicional nas necessidades e no atendimento ao cliente. Busca incessante por novas soluções que forneçam vantagens competitivas, reduzam custos, aumentem o controle da produção e segurança aos trabalhadores.

“Para os próximos 20 anos, a Timber mantém o comprometimento com nossos parceiros, com as pessoas que acreditam no nosso trabalho”, garante Fonseca. “Além disto, trazer ao mercado brasileiro soluções que mais se adequem à nossa realidade e que, comprovadamente, tragam retorno a nossos clientes. Já temos novidades para este ano”, adianta.  

ARTIGOS RELACIONADOS
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Receba notícias e novidades no seu e-mail!
    Ao selecionar a opção "ENVIAR” presto o meu consentimento, livre e voluntário para que a Timber recolha e trate meus dados pessoais para o envio de comunicações de marketing, informações sobre produtos, ofertas especiais e convites para os eventos e promoções *:
    Preencha com sua escolha: *:
    Escolha*
    Leia os termos
    Para a Timber, a proteção da privacidade de seus dados é nossa prioridade. Assim, nossa Empresa esclarece que os dados coletados são tratados de forma sigilosa, prezando pela sua proteção nos termos da Lei. Os dados são utilizados para a gestão da relação comercial, administração de suas demandas, comunicações de marketing direto, com ofertas comerciais de produtos e serviços personalizadas que possam ser de seu interesse. Você tem o direito de acessar, solicitar a retificação ou a exclusão de seus dados pessoais. Você também tem direito de retirar, a qualquer momento, o seu consentimento, para os fins dos quais o mesmo foi obtido. Para isso entre em contato pelo e-mail marketing@timberforest.com.br Considerando a importância de seus dados, nossa empresa solicita que você leia nossa Política de Privacidade. Com o preenchimento do presente formulário, atesto minha maioridade e com isso, a validade do presente consentimento. Desta forma, autorizo a Timber a coletar, tratar, armazenar meus dados pessoais exclusivamente para os fins descritos na Política de Privacidade.
    Timber | Curitiba – PR (Matriz)
    Avenida Juscelino K. Oliveira, 3545 CIC – Curitiba – PR – Brasil
    +55 (41) 3317-1414
    Timber | Lages – SC
    Av. Dr. João Pedro Arruda, 1437 Área industrial – Lages – SC – Brasil
    +55 (49) 3227-3477
    Timber | Guaíba – RS
    Rua da Balança, 96 Ramada – Guaíba – RS – Brasil
    +55 (51) 3491-8191
    Timber | Capão do Leão – RS
    BR-116, KM-532, 293 Jardim América – Capão do Leão – RS – Brasil
    +55 (51) 3491-8191
    Timber | Três Lagoas (MS)
    BR-158, 268 - Interlagos, Três Lagoas - MS
    +55 (67) 2026-0103
    Timber | Curvelo (MG)
    Av. Bias Fortes, 2015 Tibira - Curvelo - MG - Brasil
    Timber | Palhoça – SC
    Rua José Cosme Pamplona, 2 Bela Vista- Palhoça- SC

    ©2023 Grupo Timber. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital